Lista de leitura Ordenada: Olavo de Carvalho

Foto do colunista
Por Contra os Acadêmicos 27 de maio de 2022

Apenas dois avisos: Olavo de Carvalho escreve de forma eminentemente “ensaística”, o que no fundo não é senão uma maneira filosófica de ser bagunceiro e desorganizado – coisa com a qual, admito, eu me identifico profundamente. Por isso, fica muito difícil estabelecer qualquer ordem definitiva de leitura da sua obra. O leitor, para compreender a forma mentis do autor, deve em alguma medida imitá-la, ser tão autêntico e anárquico quanto ele, viajar por seus livros como quem viaja na maionese, ao sabor das vicissitudes do momento. Em suma, leia o que te apraz e ligue o foda-se para a Mademoiselle Rigueur: docere cum delectare.

Além disso, o grande filósofo brasileiro já assumiu sentir-se muito mais à vontade com a exposição oral do que com a escrita, o que faz com que boa parte de sua obra seja composta tanto por cursos (disponíveis para compra em seu site) quanto por volumes editados com base na transcrição desses mesmos cursos – os itens que se enquadram neste caso estarão marcados com um asterisco para quem, por ventura, prefira o curso ao livro.

Tendo isso em vista, os títulos dessa lista misturam indiferentemente cursos e livros e foram divididos por temas, para que o leitor vá direto no que mais lhe interessa, sem precisar passar por frontispícios, antessalas, preâmbulos, introitos e o escambau. E vamos em frente que atrás vem gente!

- Formação Intelectual

- Crítica Cultural

- Filosofia Política

- Lógica, Metafísica e Teoria do Conhecimento

- Simbolismo e Religião:

- Temas Variados:

- Apresentação de Outros Filósofos


- Comentários à obra:

- Filmes sobre o autor:

MENSAGEM DA EQUIPE Seu apoio é mais importante do que nunca.

Desde 2014 o Contra os Acadêmicos trabalha para divulgar a boa filosofia e incentivar a autoeducação. Apoiando nosso projeto, você assegura a continuidade do nosso trabalho.


Comentários


    Não há comentários nessa publicação.