Está cansado de sentir-se perdido na barafunda das produções de cinema atuais? Pois então, a lista que se segue, feita por alguém que dispensa apresentações, Roberto Mallet, tem o objetivo de indicar ao cinéfilo – ou pretendente – aquilo que de melhor há na história da Sétima Arte, e que mais desafia as leis, por assim dizer, do entretenimento contemporâneo. Trata-se de arte verdadeira (acompanhada de uma sempre bem vinda cortesia de riso e alegria, de fato: docere cum delectare), mas não de top 10 da Netflix, feito por e para homens ocos de mentes vazias.
De todas as artes, a cinematográfica seja talvez a mais completa, a que fornece o maior número de recursos para que o espectador compreenda a mensagem do artista. Geralmente, um diretor tem à sua disposição iluminação, câmera, atores, figurino, efeitos sonoros, efeitos visuais, trilha musical e discurso (narrativo ou dialogal). Tudo isso para transmitir suas ideias. Enquanto que na literatura, por exemplo, o leitor recebe apenas a letra do texto e tem que imaginar todo o resto por conta própria. Assim, o apreciador de Cinema se torna quase que inteiramente passivo diante da multiplicidade de estimulações sensoriais recebidas; de modo que não é preciso fazer esforço imaginativo, pois quase tudo já está dado de graça. Talvez por isso haja o atual fenômeno do jovem geek que se acha cultíssimo por conhecer easter eggs de Breaking Bad e por ter visto alguns filmes de Tarantino, David Fincher e Scorsese: o Cinema infelizmente substituiu, por sua acessibilidade “democrática” – como gostam de dizer hoje –, praticamente toda a tradição artístico-cultural do Ocidente. Talvez por isso também os filmes possam ser utilizados tão facilmente como meio de manipulação de massas, subjugando a arte ao entretenimento e a estética às ideologias da moda. Sem uma boa orientação inicial torna-se quase impossível superar este triste estado de coisas.
CULTURA CINEMATOGRÁFICA GERAL
- Akira Kurosawa – Trono Manchado de Sangue (1957), Ran (1985), Os 7 Samurais (1954), Sonhos (1990), Rashomon (1950), Kagemusha, a Sombra do Samurai (1980), O Idiota (1951)
- Alain Corneau – Todas as Manhãs do Mundo (1991)
- Alain Resnais – Amores Parisienses (1997)
- Andrei Tarkovski – Solaris (1972), Andrei Rublev (1966)
- Alfred Hitchcock – Frenesi (1972), Psicose (1960), O Homem que Sabia Demais (1934, 1956), O Homem Errado (1956), A Tortura do Silêncio (1953), Janela Indiscreta (1954), Festim Diabólico (1951), Pacto Sinistro (1951), Intriga Internacional (1959), Um Corpo que Cai (1958), Disque M para Matar (1954)
- Arthur Penn – O Milagre de Anne Sullivan (1962)
- Bernardo Bertolucci – O Último Imperador (1987), O Último Tango em Paris (1972), A Estratégia da Aranha (1970)
- Billy Wilder – Fedora (1978), Pacto de Sangue (1944), Quanto mais Quente Melhor (1959), Crepúsculo dos Deuses (1950)
- Brian de Palma – Os Intocáveis (1987), Vestida para Matar (1980)
- Buster Keaton – A General (1926)
- Carlos Saura – Bodas de Sangue (1981)
- Clint Eastwood – A Troca (2008)
- David Cronenberg – Videodromo (1983), M. Butterfly (1993), Gêmeos, Mórbida Semelhança (1988), Marcas da Violência (2005)
- David Hugh Jones – Nunca Te Vi, Sempre Te Amei (1983)
- David Lean – Doutor Jivago (1965), Lawrence da Arábia (1962), Oliver Twist
- David Linch – O Homem Elefante (1980)
- Edvins Snore – The Soviet Story (2008)
- Francis Ford Coppola – Apocalipse Now (1979), O Poderoso Chefão I (1972) e II (1974), Drácula (1992)
- François Truffaut – Farenheidt 451 (1966), Os Incompreendidos (1959), A Mulher do Lado (1981)
- Frank Capra – A Felicidade não se Compra (1946), Aconteceu naquela Noite (1934), Do Mundo Nada Se Leva (1938)
- Friedrich Murnau – Aurora (1927), A Última Gargalhada (1924), Fausto (1926), Nosferatu (1922), Tartufo (1926)
- Fritz Lang – Dr. Mabuse (1922), O Testamento do dr. Mabuse (1933), M… O Vampiro de Düsseldorf (1931), Só se Vive uma Vez (1937)
- George Stevens – O Diário de Anne Frank (1959)
- Grigori Kozintzev – Hamlet (1963), Rei Lear (1969)
- Hiroshi Inagaki – Musashi – Trilogia Samurai (1954-1956)
- Ingmar Bergmann – Persona (1966), O Sétimo Selo (1957), Morangos Silvestres (1957), A Flauta Mágica (1975), Noites de Circo (1953)
- István Szabó – Mephisto (1981)
- Jean Cocteau – Orfeu (1950), O Testamento de Orfeu (1960), A Bela e a Fera (1946)
- Jean-Pierre Jeunet – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)
- Jean Renoir – A Regra do Jogo (1939)
- John Ford – As Vinhas da Ira (1940)
- John Huston – A Sombra do Vulcão (1984), O Tesouro de Sierra Madre (1948), A Honra do Poderoso Prizzi (1985), The Maltese Falcon (1941)
- Jonathan Demme – O Silêncio dos Inocentes (1991)
- Keisuki Kinoshita – A Balada de Narayama (1958)
- Krzysztof Kieslowski – O Decálogo (1989), A Fraternidade é Vermelha (1994), Liberdade é Azul (1993), A Igualdade é Branca (1994)
- Lawrence Kasdan – Corpos Ardentes (1981)
- Louis Malle – Atlantic City (1980), Um Sopro no Coração (1971)
- Luchino Visconti – Belíssima (1948), O Leopardo (1963), Rocco e seus Irmãos (1960), Morte em Veneza (1971), Violência e Paixão (1974)
- Luis Buñuel – Este Obscuro Objeto do Desejo (1977)
- Manoel de Oliveira – Um Filme Falado (2003)
- Marcel Carné – O Boulevard do Crime (1945)
- Martin Scorcese – Taxi Driver (1976), Depois de Horas (1985), Contos de Nova York (1989 – com Woody Allen e Francis Ford Coppola)
- Michel Gondry – Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)
- Mihalis Kakogiannis – Zorba, o Grego (1964)
- Milos Forman – Amadeus (1984)
- Otto Preminger – Laura (1944), Anatomy of a Murder (1959)
- Patrice Leconte – O Marido da Cabeleireira (1990)
- Pedro Almodóvar – Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)
- Penny Marshall – Tempo de Despeertar (1990)
- Peter Jackson – O Senhor dos Anéis (2001-2003)
- Peter Weir – O Show de Truman (1998)
- Pier Paolo Pasolini – Édipo Rei (1967)
- Ridley Scott – Gladiador (2000), Os Duelistas (1977), Alien (1979)
- Robert Altman – Assassinato em Gosford Park (2001), Short Cuts (Cenas da Vida) (1993), O Jogador (1992), A Prairie Home Companion (A Última Noite) (2006), Cerimônia de Casamento (1978)
- Robert Bresson – Diário de um Pároco de Aldeia (1951), Um Condenado à Morte Escapou (1956), A Grande Testemunha (Au Hasard Balthazar) (1966), Uma Mulher Delicada (1969), Lancelot do Lago (1974), O Processo de Joana D’Arc (1962), Mouchette (1967), O Dinheiro (1983)
- Robert Mulligan – Verão de 42 (1971)
- Robert Wiene – O gabinete do doutor Caligari (1920)
- Roberto Rosselini – Roma, Cidade Aberta (1945)
- Roman Polanski – O Bebê de Rosemary (1968)
- Sam Peckinpah – 1974 – Bring Me The Head Of Alfredo Garcia
- Sergei Eisenstein – O Encouraçado Potemkin (1925), Alexandre Nevski (1938)
- Sergio Leone – Era uma vez no Oeste (1968), Era uma vez na América (1984), Três Homens em Conflito (The Good, the Bad and the Ugly) (1966)
- Shohei Imamura – A Balada de Narayama (1983)
- Spike Jonze – Adaptação (2002)
- Stanley Donen e Gene Kelly – Cantando na Chuva (1952)
- Stanley Kubrick – A Laranja Mecânica (1971), Dr. Fantástico (1964), Barry Lindon (1975), Lolita (1962), O Iluminado (1980)
- Steven Spielberg – A Lista de Schindler (1993), A Cor Púrpura (1985)
- Theo Angelopoulos – Paisagem na neblina (1988)
- Vittorio de Sica – Ladrões de Bicicleta (1948), O Jardim dos Finzi-Contini (1970)
- Werner Herzog – O Enigma de Kaspar Hauser (1974), Nosferatu (1979)
- William Friedkin – O Exorcista (1973)
- William Wyler – Os Melhores Anos de Nossas Vidas (1946)
- Wolfgang Becker – Adeus Lenin! (2002)
- Woody Allen – Hannah e suas Irmãs (1986), Manhattan (1979), A Era do Rádio (1987), Sonhos de um Sedutor (1972), Zelig (1983), Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
BRASILEIROS
- Arnaldo Jabor – Toda Nudez será Castigada (1973), O Casamento (1976)
- Bruno Barreto – O Beijo no Asfalto (1980)
- Carlos Diegues – Bye, Bye Brasil (1979)
- Glauber Rocha – Terra em Transe (1967), O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969)
- Guel Arraes – O Auto da Compadecida (2000)
- Joaquim Pedro de Andrade – Macunaíma (1969)
- José Padilha – Tropa de Elite (2007)
- Leon Hirzman – A Falecida (1965)
- Suzana Amaral – A Hora da Estrela (1985)
- Walter Salles – Central do Brasil (1998)
PARA ARTISTAS DE TEATRO
- Al Pacino – Ricardo III (1996)
- Alan Schneider – Film (roteiro de Samuel Beckett, com Buster Keaton)
- Albert Lewin – O Retrato de Dorian Gray (1945)
- Alfred Hitchcock – Quando Fala o Coração (1945) (participação de Mikhail Tchekhov)
- Andrzej Wajda – Danton, o Processo da Revolução (1982)
- Bob Fosse – All that jazz (1979)
- Carol Reed – Agonia e Êstase (1965)
- Charles Chaplin – O Garoto (1921), Em Busca do Ouro (1925), O Circo (1928), Luzes da Cidade (1931), Luzes da Ribalta (1952), Tempos Modernos (1936), Vida de Cachorro (1918)
- Claude Lelouch – Retratos da Vida (1981)
- Dino Risi – Perfume de Mulher (1974) (Vitorio Gassmann)
- Elia Kazan – Um Bonde Chamado Desejo (1951)
- Ettore Scola – Che Ora é (1989), Gente di Roma (2003), A Viagem do Capitão Torando (1990), O Baile (1983), Um Dia muito Especial (1977), Nós que nos Amávamos Tanto (1974), Feios, Sujos e Malvados (1976)
- Federico Fellini – Os Clowns (1971), Roma (1972), A Estrada (1954), Amarcord (1973), A Doce Vida (19¨60), Noites de Cabíria (1957), Cidade das Mulheres (1980), E la Nave Va (1983), Ginger e Fred (1986)
- Franco Zeffirelli – A Megera Domada (1967)
- François Truffaut – A Noite Americana (1973), O Último Metrô (1980)
- Gabriel Axel – A Festa de Babette (1987)
- H.C. Potter – Pandemônio (Hellzapoppin) (1941) (Ole Olsen, Chic Johnson, Martha Ray)
- Harold Lloyd – O Homem Mosca (1923)
- Jacques Tati – As Férias do sr. Hulot (1953), Meu Tio (1958), As Aventuras de Mr. Hulot no Tráfego Louco (1971), Parade
- Jean-Paul Rappeneau – Cyrano de Bergerac (1990)
- John Cassavetes – Faces (1968)
- Joseph Mankiewicz – Júlio César (1953)
- Joseph Vilsmaier – Comedian Harmonists (1997)
- Julie Taymor – Titus (1999)
- Lawrence Olivier – Ricardo III (1955), Henrique V (1944)
- Louis Malle – Meu Jantar com André (1981), Tio Vanya em Nova York (1994)
- Mario Monicelli – O Incrível Exército de Brancaleone (1966)
- Michael Elliott – Rei Lear (Olivier) (1983)
- Orson Welles – Cidadão Kane, F for fake, O Processo (1962), Macbeth (1948), Otelo (1952)
- Paul Mazursky – Tempest (1982)
- Peter Brook – Hamlet, Mahabharata, Rei Lear, O Senhor das Moscas (1963), Marat/Sade (1967)
- Petes Yates – O Fiel Camareiro (1983)
- Richard Loncraine – Ricardo III (1995) (Ian McKellen)
- Sydney Pollack – A Noite dos Desesperados (1969)
- Taylor Hackford – O Sol da Meia-Noite (1985)
- Wim Wenders – Paris, Texas (1983), Um filme para Nick (1980)
TEMÁTICA RELIGIOSA
- Alain Cavalier – Thérèse (1986)
- Carlo Calei – Padre Pio (2000)
- Dean Wright – For Greater Glory: The True Story of Cristiada (2012)
- George Seaton – De Ilusão também se Vive (Miracle on 34th Street) (1947)
- Henry King – A Canção de Bernadette (1943)
- Ladislao Vajda – Marcelino, Pão e Vinho (1955)
- Peter Glenville – Becket, o Favorito do Rei (1964)
- Philippe Agostini – Assim Deus Mandou (Os Diálogos das Carmelitas) (1960)
- Pier Paolo Pasolini – O Evangelho segundo Mateus (1964)
- Roberto Rosselini – Francisco, Arauto de Deus (1950)
- Roland Joffé – A Missão (1986)
- Terry George – Hotel Ruanda (2004)
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