Sobre nós

O Contra os Acadêmicos surgiu com o objetivo de melhorar o acesso aos estudos de Filosofia para todos que desejam aprofundar-se na busca pelo conhecimento e, principalmente, pela verdade.

Diferente do que se possa imaginar, nosso nome não prega a destruição da Academia, mas homenageia o livro homônimo de Santo Agostinho, que se concentra em destruir o ceticismo e o probabilismo dominante entre os acadêmicos de sua época. Eles eram basicamente como os nossos pós-modernos, fazendo com que este nome venha muito a calhar.

Nosso símbolo é composto pela letra grega “phi“, inicial de Φιλοσοφία (filosofia), abaixo da Flor de Lis, que é símbolo de poder, soberania, honra e lealdade, assim como de pureza de corpo e alma. Ao centro, “veritas adaequatio intellectus ad rem“, a definição tomista da verdade. O centro do phi com a flor formam uma lança, que representa a luta contra o relativismo em geral. As rachaduras, quase sempre despercebidas, são as cicatrizes que a filosofia carrega, ano após ano maculada pelas ideologias e abstratismos. Os louros representam a nobreza do objetivo e o triunfo da alma humana sobre o vazio da modernidade.

Como Santo Agostinho, acreditamos na necessidade de superar os perigos das falácias, deixando de lado as fábulas infantis da modernidade, pois sabemos que não se trata do mero prazer de discutir, formar opiniões ou acumular títulos acadêmicos, mas “do valor inestimável da vida, dos costumes e da alma”.

Assim, firmados na nobreza deste objetivo, convidamos você a estudar e refletir conosco sobre estes assuntos, aprendendo a “exercitar-se como um valente guerreiro na defesa e no ataque” – na defesa da verdade e no ataque contra as ideologias do mvndo moderno.

3 comentários em “Sobre nós”

  1. Página boníssima, em vistas que objetiva o conhecimento de forma louvável, tornou-se, para mim, uma necessidade diária. Muito grato pela iniciativa

  2. Conheci o blog há pouco tempo, mas já me tornei um leitor assíduo de suas publicações. Parabéns pela iniciativa e que Deus os abençoe. Obrigado.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.