Lista de Literatura – Parte 1: Grécia Antiga

Aqui elencamos o compilado de literatura grega que compõe a primeira parte da nossa Lista de Literatura. Segundo o disposto no Ordenamento, ela pode deve ser lida por aqueles que ainda não se sentem seguros para ler filosofia ou que desejam aumentar sua cultura literária.

Pode ser lida em conjunto Prolegômenos da Lista de Leitura de Filosofia para aqueles que passaram por Sertillanges e se sentem seguros em continuar. As listas de leitura são projetos de vida e não devem ser esquecidas como se fosse algo para leigos; quem leu Homero sabe que nada tem que ver com leigos.

Curiosamente, não é exigida uma ordem rígida na leitura dos livros citados, embora seja imprescindível que Píndaro e Homero estejam por último. Assim o aconselhamos por conta da densidade do texto. Nosso público normalmente não leu muito durante a vida e precisa de algo menos “agressivo” como primeiro contato. Mas que não se pense que Aristófanes, o primeiro da lista, é raso; como o diz Carpeaux:

O próprio Aristófanes não define; exprime. É, à sua maneira, poeta tão grande como Ésquilo, dominando todas as modulações, desde a música celeste até a graça obscena. O seu lirismo já foi comparado ao de Shelley. Mas o poeta inglês não conheceu esse riso universal divino. Nunca mais o mundo ouviu coisa semelhante.

História da Literatura Ocidental p.71 [Edição do Senado]

Tenham prudência para que não adquiram livros que não conseguem ler.

Há muitos livros aqui que não existem mais em edição física, seja por descaso editorial, seja pela idade do livro. Por conta disso, disponibilizamos edições digitais na medida de nossas possibilidades, visto que algumas realmente sumiram do mapa.

Sendo assim, recomendamos aos interessados a aquisição de um Kindle para ler esses livros.

Observação: Recomenda-se começar por Aristófanes; é fácil, instrutivo (sim!) e ridiculamente engraçado.

Literatura Grega Antiga

Aristófanes

“Aristófanes não defende uma ideologia, e sim o sentimento moral, ofendido, de um burguês decente, embora de expressão indecentíssima. Pois também nunca se ouviu poeta tão francamente obsceno, chamando todas as coisas pelos nomes certos.” – Otto Maria Carpeaux

As Nuvens
As Vespas
Lisístrata
As rãs
Assembleia de mulheres
Tesmofariantes
Os acarnienses
Os Cavaleiros
A paz
As aves
Pluto

Hesíodo

Os Trabalhos e os Dias
Teogonia
O Escudo de Héracles

Ésquilo

Os Persas
Sete contra Tebas
A Oresteia
Agamêmnon
As Coéforas
As Eumênides
Prometeu Acorrentado

Diógenes Laércio

Vida e Doutrina dos Filósofos Ilustres

Tuicídides

História da Guerra do Peloponeso

Safo de Mitilene

Ode a Afrodite

Heródoto

Histórias Volume 1
Histórias Volume 2
Histórias Volume 3

Plutarco

Como distinguir um adulador de um amigo
Como tirar proveito dos inimigos
Da educação das crianças
Filosofia
Da Abundância dos Amigos

Sobre a amizade
Sobre o afeto aos filhos
Sobre o amor
Vidas Paralelas:
Tomo I
Tomo II
Tomo III
Tomo IV 
Tomo V
Tomo VI
Tomo VII

Sófocles

Édipo Rei
Édipo em Colono
Antígona
Ajax
As Traquínias
Electra
Filoctetes
Medeia

Eurípides

Alceste
Medeia
Os Heráclidas
Hipólito
Hécuba
Electra [ não é a de Sófocles]
Héracles
As Troianas
Ifigênia
Íon
Helena
As Fenícias
Orestes
As Bacantes e Ifigénia em Áulide

Teatro Completo: Volume 1, Volume 2, Volume 3.

Píndaro

Fragmentos

Homero

[…] o estilo de Homero seria “rápido, direto, simples e nobre”. As três primeiras qualidades definem o realismo; pela quarta, distingue-se Homero de todos os outros realistas. Homero fala de tudo o que é humano. – Otto Maria Carpeaux

Ilíada
Odisséia

Bônus: Professor Clístenes ensina a ler Homero da forma correta (e mais divertida)

 

Apoio:

A Tragédia grega
O Livro de Ouro da Mitologia
Os Mitos Gregos
Paidéia: A Educação do Homem grego
O Herói de Mil Faces
História da Literatura Ocidental
História da Literatura Grega
O Simbolismo na Mitologia Grega

 

Observação: Pode-se adicionar Platão e Aristóteles a essa lista, mas, nesse caso, deve-se atender aos requisitos de leitura da lista de filosofia.

 

 

 

BÔNUS: APRENDENDO GREGO

Ler é bom, mas ler no original é ainda melhor. Aqui recomendamos alguns livros para aprender grego. É importante ter algum conhecimento de gramática para absorver direito esses livros. Então, só o façam após superar as duas gramáticas da Lista de Leitura de Filosofia.

Aprendendo Grego 
Gramatica Grega 
Dicionário Grego – Português 

Curso de grego dos nossos amigos da Schola Classica

13 comentários em “Lista de Literatura – Parte 1: Grécia Antiga”

  1. A página é ótima.
    No youtube é necessário fazer playlists e formatar cursos, ou agregar playlists de cursos de outros canais. Fazer parcerias.

    Parabéns a equipe.

  2. Coloquem algum(ns) livro(s) sobre a História da Grécia, assim como fizeram na lista 2. O livro sobre o assunto do H. D. F. Kitto é excelente.

  3. Olá, muito boa noite. Agradeço se puderem me guiar um pouco sobre as edições que apresentaram de Oresteia. Por que foi que colocaram links os livros de duas editoras, apenas para ampliar as boas opções? Não achei nos sites de vendas qual o tradutor da versão da Edições 70, ou se ela possui estudos iniciais como a da Iluminuras e estou perdido nesse sentido. E ainda, estes estudos são excepcionais ou nem tanto? Rs… perdoem tantas perguntas. Continuem com o bom trabalho!

  4. Pingback: O Ordenamento das Leituras - Contra os Acadêmicos

  5. Olá, procurei essa versão sofocliana da Medeia que consta na lista, mas não a encontrei. O link que vocês colocaram é da Medeia de Eurípides.

  6. Pingback: O Ordenamento das Leituras - Contra os Acadêmicos

  7. E quanto as traduções de Odorico Mendes? Eu ouvi dizer que não seguem determinada métrica, mas para um leigo no quesito técnico como eu me pareceram excepcionais.

  8. Os livros do apoio no site academia.edu estão desatualizados. Acredito que seria interessante também adicionar uma contextualização histórica prévia para compreender alguns detalhes dos livros, além do que já é sugerido no apoio.

Deixe uma resposta

Spam Protection by WP-SpamFree

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.