Lista de Leitura de Lógica

Instruções: A leitura da lista de Leitura de Lógica é recomendada após a da lista de Matemática por conta de sua afinidade de conteúdo, embora possam ser lidas simultaneamente. Por se tratar de uma matéria técnica e que exige do leitor ao menos um caderno de exercícios, pode ser seguida simultaneamente[1] a livros de história/filosofia que não forcem muito a cabeça.[2]

Curiosamente a Lista de Leitura de Lógica não exige uma leitura completa; em verdade, nem seus tópicos específicos precisam de esgotamento. Muitos livros trazem informações já disponíveis em outros, e assim mesmo que não leia tudo, o interessado saberá onde encontrar as informações que lhe faltam. Ainda assim aconselhamos que o leitor não saia por aí pulando os tópicos; sem aprender a atual notação lógica, todos os tópicos a partir do 2 são ininteligíveis.

Outra curiosidade é que o Principía Mathematica e os escritos de Frege seguem uma notação lógica diferente. De qualquer forma são livros de interesse histórico e estão presentes aqui como amostra aos curiosos.

 0. Lógica Clássica

Se leu a Lista de Leitura de Filosofia, o leitor já sabe rudimentos de lógica clássica e já fez os exercícios do Introdução à Lógica do Mortari. Aqui o que há é alguma revisão e aprofundamento do tópico para o interessado.

0.1 Interesse histórico nesse campo

0.2 História da Lógica[4]

 

  1. Introduções e Compilados[5]

“Este livro é uma introdução filosófica à lógica elementar, mas espera-se que seja também interessante para quem vem de outras áreas e procura uma compreensão mais aprofundada. A abordagem é filosófica por duas razões. Primeiro, porque se mostra como a lógica é usada para compreender e examinar ideias filosóficas. A lógica está para a filosofia como o cálculo para a física: é instrumental e imprescindível, mas não resolve por si os problemas da filosofia.”

Desidério Murcho – Lógica Elementar p.9

três introduções aqui, sendo permitido escolher a preferida.

1.1. Enciclopédias, Dicionários e úteis

1.2. Interesse histórico em lógica moderna

1.3 Lógica Informal

1.4 Artigos e Trabalhos úteis

  1. Lógica Matemática

Quer mais? Digo, o suficiente para encher uma biblioteca? Clica aqui.

  1. Artigos e Trabalhos úteis
  1. Teoria da Prova e Teoria dos Modelos
  1. Sistemas Lógicos
  1. Filosofia da Lógica[6]

Observação: Se chegou até aqui lendo e se exercitando, o interessado já sabe lógica o suficiente para se virar e, quiçá, dar aulas sobre; para tal, a lista acaba aqui. Os próximos livros são de outro nível e alguns só serão úteis àqueles que buscam a especialização.

Quer mais? Digo, um guia de 100 páginas sobre lógica? Clica aqui.

  1. Teoria da Recursão
  1. Lógica para Ciência da Computação
  1. Lógica e Teoria das Categorias

  1. Lógica e Inteligência Artificial
  1. Álgebra da Lógica
  1. Teoria dos Conjuntos

[1] Esperamos alguma prudência do leitor. Ler livros pesados simultaneamente não dá certo mas dá dor de cabeça.

[2] A esmagadora maioria dos livros e classificações dessa lista são inspirados na bibliografia de lógica sugerida pelo professor Arthur Bachsbaum.

[3]Métodos Lógicos e Dialéticos é uma versão corrigida e aumentada do Lógica e Dialética se sua intenção é apenas a lógica clássica. Mas há conteúdos no Lógica e Dialética que não aparecem no Métodos Lógicos e Dialéticos embora sejam desenvolvidos nele.

[4] Esse tópico foi inescrupulosamente copiado das sugestões de leitura do Fábio Salgado de Carvalho.

[5] Qualquer uma dessas introduções serão de grande ajuda a qualquer leigo e ao fim delas o interessado já poderá resolver 90% de seus problemas e se virar com problemas e notações lógicas. A administração recomenda a do César Mortari por afinidade.

[6] A Maioria das referências daqui foram retiradas do Compêndio de Filosofia de Nicholas Bunnin e E.P. Tsui-James

7 comentários em “Lista de Leitura de Lógica”

  1. Adicionem Lucien Febvre – Lógica formal / lógica dialética. É fundamental entender o modo de pensar marxista e este livro explica isso de forma didática.

  2. Pingback: Lista de Leitura de Matemática - Contra os Acadêmicos

  3. Pingback: O Ordenamento das Leituras - Contra os Acadêmicos

  4. Pingback: DAS SETE ARTES LIBERAIS | THIAGOISDEAD

Deixe uma resposta

Spam Protection by WP-SpamFree

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.